terça-feira, 29 de junho de 2010

Verdades sobre a copa do mundo!


Você já parou para pensar sobre o porquê as eleições acontecerem de 4 em 4 anos, “coincidentemente” logo após a copa do mundo?
Que coisa curiosa: sempre vemos os meios de comunicação no Brasil falando sobre corrupção, desvios de verba, lavagem de dinheiro... E quase que por milagre tudo isso acaba em época de copa: só ouvimos falar a respeito dos jogos, dos costumes do país sede, da seleção brasileira...
Juntamos o útil ao agradável de que o brasileiro não é lá muito chegado a política com mais um fator decisivo: o voto é OBRIGATÓRIO no Brasil. Com tanta gente que diz “não gostar de política” não era de se esperar que o voto fosse FACULTATIVO????
Se você não vota e nem justifica, deve pagar uma pesada multa. Perde alguns direitos também: não pode entrar numa universidade, não pode prestar concurso público, nem pode ser pode ser considerado um cidadão.
Vamos juntar os fatos: num país onde cerca de 20% da população de analfabetos funcionais, onde a grande maioria da população “não gosta de se envolver com política”, com eleições em época de copa do mundo para dar tempo da população esquecer das falcatruas cometidas pelos políticos e evitar que os meios de comunicação mostrem mais fatos ilícitos, onde todas as armadas e “patrocínios” acontecem mesmo durante os jogos da seleção, obrigar os eleitores a votar em “qualquer um” apenas para poder ter seus direitos constitucionais assegurados, não deveria ser considerado um crime?
Apesar disso, gostaria deixar claro que não tenho nada contra a copa do mundo em si: Eu faço questão de acompanhar os jogos e me divirto bastante nessa época. Quem está errado não é a FIFA, pois não foi ela quem determinou ”vamos definir o ano de copa de maneira a coincidir com o calendário eleitoral brasileiro”. Foi o contrário. Quem estão erradas são nossas leis eleitorais.
De qualquer forma, devo estar falando demais (por favor deixe seu comentário). Sexta-feira temos Brasil x Holanda, às 11:00. Vamos esquecer isso tudo que está acontecendo e torcer pelo Brasil, afinal quem se interessa por política, não é mesmo? Vamos nos mostrar “patriotas” vestindo falsamente nossa camiseta verde e amarela e gritar bastante “Brasil” na esperança do país melhorar com mais uma copa vencida ;)
Por favor, deixe seus comentários abaixo!
Qualquer opinião é muito bem vinda!

6 comentários:

  1. Po zé. o seu ponto de vista é interessante, mas não quer dizer que esteja correto... mais tudo bem ,,, o importatante que o brasil vai ser hexa, e eu nunca vou gostar de politica e foda - se tudo ...
    I am ...

    ResponderExcluir
  2. sheila. diz (19:49):
    *"verdades sobre a copa do mundo"
    *eu falei sobre isso na minha ultima redaçao
    *uhasuhsauhashuasuhsa
    J. Marcio diz (19:49):
    *hahahaha
    *Sério?
    *Não vai dar crtl+c, crtl+v no meu blog, hein
    *hahahahhahahaha

    ok ok,então ... simplesmente concordo! :P

    ResponderExcluir
  3. I ae zé... vc aceita parceria...????
    www.radiometalforall.blogspot.com ou
    www.radiometalforall.tk

    link do logo do blog

    http://img194.imageshack.us/img194/7112/radioa.png

    flw

    ResponderExcluir
  4. Márcio, gostei de seu texto. Faço, entretanto, alguns comentários.

    1) As Eleições não são realizadas em ano de Copa do Mundo para desviar a atenção do debate político. O que ocorre é que a atual Constituição Federal foi promulgada em outubro de 88, prevendo Eleições livres para outubro de 89 (ou seja, concedendo um razoável período de 1 ano para preparação do pleito).

    2) Há um forte argumento para manutenção do voto obrigatório no Brasil (do qual eu mesmo me confesso adepto). Trata-se do indesejável abuso de poder econômico nas Eleições. Se com voto obrigatório certos políticos já COMPRAM o voto, com a instituição de voto facultativo o comércio poderia passr a ser de mão dupla; ou seja, se hoje o político compra, com o voto facultativo o eleitor, que já não é obrigado a votar, podem querer VENDER o voto.

    3) A multa pra quem deixar de votar não tem nada de pesada. O valor máximo é de R$3,50 (Resolução TSE 21.538/04), e pode ser dispensada com a mera assinatura, pelo eleitor, de uma declaração de insuficiência econômica.

    Continue escrevendo!

    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Bom, não sou muito de comentar em blogs, mas neste caso abrirei uma brecha por se tratar do escritor em si, amigo e estudante.
    Achei interessante sua linha de raciocínio, porém recebi um email ontem sobre as Copas do Mundo anteriores e sobre a "venda da Copa de 98" pelo Brasil a Nike.
    Estarei colcoando minha opinião em meu blog na semana que vem, pois esta estou fechando o jornal.
    Continue mostrando sua opinião, pois quem sabe mais pessoas irão "abrir os olhos" para nossa política, que é muito mais importante que a tão afamada Copa do Mundo.

    Visitem: http://visaopolemica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. @Ramiro: Comentei após o jogo contra a Holanda... É não foi Hexa...hahaha???

    @Sheila: Conversa real ;), hahaha

    @Tiago: Obrigado por comentar!
    E boa sorte com o blog!

    @Fred: Já comento o seu...

    ResponderExcluir